sexta-feira, 16 de setembro de 2011

5º Dia – TER A TUA FAMÍLIA PRÓSPERA E ABENÇOADA

Textos Base: Sl 112:1-3Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre.”

Mt.5:3-12 “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.  Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.”

A palavra bem-aventurado no Grego, idioma que foi escrito o novo testamento, quer dizer, opulento, feliz, próspero. Então a prosperidade é um atributo de Deus ao homem. E vejam que o bem-aventurado, o que é prospero, pode até passar por momentos difíceis, como o próprio Jesus relata na Sua Palavra, porem isso não o desabilita na sua prosperidade, pelo contrário, o habilita mais ainda caso não abra mão de seus valores e virtudes espirituais. Os homens andam atrás de um evangelho de comodidades e de facilidades, mas Deus está buscando “adoradores que o adorem em Espírito e em verdade”. E a família do próspero também é e também será sempre próspera.

Todos nós queremos ver a nossa família, os nossos filhos prosperando, com saúde, vivendo em paz. Apesar do desejo que temos de sermos felizes e abençoados, nem sempre conseguimos viver assim. O que precisamos fazer para sermos abençoados e vivermos em paz e prosperidade?  Abraão pode experimentar uma vida feliz, abençoada e viveu em paz, com saúde, experimentou muita prosperidade, viu a sua descendência se multiplicar sobre a terra. Deus marcou Abraão para ser um homem prospero.  Vamos aprender com Abraão que teve uma família abençoada e próspera por Deus.

PARA TER UMA FAMÍLIA PRÓSPERA E ABENÇOADA É PRECISO:          

1º) Vencer a maldição hereditária.

Ex 34:7 Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.”

Abraão vivia com seus pais na terra de Ur (significa Lua) dos Caldeus, uma cidade da Mesopotâmia, a 160 km da Babilônia. Foi daquele contexto social e religioso de pobreza e idolatria que Deus tirou Abraão para fazer dele um grande líder, um grande patriarca, pai de numerosas nações, "pai da fé" e amigo de Deus. Mas para isso, Abraão precisou crer em Deus, precisou largar todo e qualquer envolvimento com o paganismo e idolatria e obedecer exclusivamente a Deus. Muitas vezes estamos presos a malignidades familiares. Quebre a maldição e viva o ciclo da bênção hereditária, Jesus Cristo!

Gl 3:13- 14 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.”

2º) Obedecer a vontade de Deus em tudo.

Dt 28:1-2E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. 2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;”
Abraão decidiu obedecer a Deus, mesmo que para isso tivesse que experimentar uma grande mudança de vida, mudança até mesmo de local e região onde morava com a sua família há muitos anos. Ele decidiu obedecer sem saber exatamente para onde ia, só sabia que era "para uma terra que Deus ainda iria lhe mostrar" (Gen 12:1). Ele obedeceu sem questionar, sem reclamar nada, sem murmurar, apenas obedeceu a Deus. A sua vida, aos 75 anos de idade, deu uma grande virada. Ele passou a conduzir a sua vida debaixo das ordens de Deus e foi grandemente abençoado e a prosperidade de Deus o alcançou e não o deixou mais até o final da sua vida. Is 1:19 “ Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. “

3º) Colocar o Senhor em primeiro lugar e adorá-lo.
Mt 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
A partir do momento em que Abraão decidiu obedecer a Deus, passou também a adorar exclusivamente a Deus. E em cada momento da sua vida, ele procurava levantar um altar a Deus para adorá-Lo. Ele conduziu a sua vida adorando a Deus, servindo a Deus com toda a sua fidelidade. Se quisermos ter uma família abençoada, feliz e próspera por Deus, devemos aprender a adorar a Deus em primeiro lugar e a glorificá-lo em tudo o que fizermos, entregando a Ele, a Jesus, a nossa vida, os nossos sonhos.

ter uma família próspera e abençoada SIGNIFICA que:

- EU E MINHA CASA SERVIMOS AO SENHOR.

- A MINHA DESCENDÊNCIA SERÁ PODEROSA NA TERRA.

- A MINHA HERANÇA SERÁ BENDITA.

- VEREI O FRUTO DO MEU PENOSO TRABALHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário